Glaucoma – sintomas, causas, tratamento, cirurgia, tem cura?

glaucoma é uma doença grave que surge na sequência do aumento da pressão intraocular. A perda de visão é consequência da destruição das células ganglionares (nervo óptico), uma estrutura que liga o olho ao cérebro occipital e responsáveis pela condução das imagens da retina até ao cérebro.

pressão ocular (pressão interna do globo ocular ou tensão ocular) deve manter-se dentro de determinados limites, à volta dos 15 mm Hg (pressão normal do olho) embora possa oscilar entre os 10 e 22 mm Hg (valores limite), sendo uma condição essencial para garantir o correto funcionamento do olho. Existem vários fatores que contribuem para a conservação da pressão intraocular nos valores normais, destacando-se a produção do humor aquoso.

O humor aquoso é um líquido transparente, constituído por água e sais dissolvidos. Tem como função nutrir a córnea e o cristalino, além de regular a pressão interna do olho (pressão intraocular). O líquido localiza-se na câmara anterior e posterior do globo ocular.

A câmara anterior localiza-se entre a córnea e a íris e a posterior entre a íris e o cristalino. O humor aquoso é produzido constantemente pelo corpo ciliar e é drenado pela malha trabecular, mantendo a pressão ocular normal. Se a drenagem do humor aquoso não se fizer nas quantidades iguais às de produção do mesmo, as pressões oculares aumentam, provocando glaucoma nos olhos e consequente dano irreversível do nervo óptico.

O nervo óptico é comparável a um cabo elétrico formado por inúmeros fios, os axónios. Nos doentes com glaucoma essas fibras encontram-se atrofiadas, tornando-se impossível a condução das imagens até ao cérebro. Secundariamente, verifica-se o aparecimento de escotomas no campo visual e com o evoluir da doença, o glaucoma provoca perda progressiva de visão.

glaucoma ocular é uma doença, habitualmente, assintomática nas fases iniciais e que pode provocar cegueira, ou perda de visão severa, se não for diagnosticada e tratada de forma atempada e adequada.

Glasses

Gostou do texto? Compartilhe!

Luiza Paulo FIlho

Sou a Dra. Luiza, médica oftalmologista, e acredito em enxergar a poesia da vida com os olhos. Nessa missão, me especializei em cirurgia de catarata, objetivando resgatar a visão parcial ou completamente perdida por essa doença, e assim fazer com que as pessoas voltem a ter a capacidade de ver seus próprios traços, as feições de seus entes queridos, a beleza da vida que havia se perdido.
Luiza Paulo FIlho

Posts

Recentes

Marque já a sua consulta

Consultório Dra. Luiza Paulo Filho

Oftalmologista

Consultório Dra. Luiza Paulo Filho

Olá, tudo bem? Preencha seus dados e vamos conversar no whatsapp!