Exames

A consulta oftalmológica de rotina engloba a realização dos exames de grau (refração), fundo de olho e medida de pressão do olho. Em alguns pacientes precisamos realizar exames adicionais para complementar a nossa avaliação em relação a uma doença específica, ou a suspeita dela. É o caso de pacientes diabéticos que necessitam avaliar melhor a retina, do paciente com glaucoma que precisa ter o nervo óptico fotografado para detalhamento das alterações típicas, de idosos com degeneração macular relacionada à idade (DMRI) que geneticamente têm lesão numa área nobre da retina, e inclusive crianças com suspeita de estrabismo ou desvio ocular que passam pelo exame de motilidade ocular.

Esses foram apenas alguns exemplos de uma infinidade de doenças que apresentam sintomas ou não, sendo descobertas ao acaso nos exames de rotina, quando a pessoa se submete a tal.

Dra. Luiza Paulo Filho

Exames realizados

Acuidade visual: medição da sua capacidade de visão

Refração: medição de grau para óculos e lente de contato

Fundo de olho (ou fundoscopia): avalia a retina e nervo óptico para observação de possíveis alterações decorrentes de doenças como glaucoma, diabetes, hipertensão arterial, degeneração macular relacionada à idade, doenças que utilizem como tratamento a hidroxicloroquina pelo risco de lesão macular, entre outros.

Biomicroscopia: avalia a parte anterior do olho, onde é identificada a catarata por exemplo.

Mapeamento de retina: exame feito após instilação de colírio que dilata a pupila para avaliação mais completa da retina.

Tonometria: medição da pressão intraocular fundamental no acompanhamento do glaucoma

Senso cromático (ou Teste de Ishihara): avalia se a pessoa é portadora de daltonismo (doença relacionada às cores)

Motilidade ocular: avaliar se existe algum desvio nos olhos ou estrabismo que pode ser uma causa de visão dupla (diplopia)

Retinografia: é uma fotografia do fundo de olho utilizada para acompanhar pacientes com glaucoma, diabetes, doenças cardiovasculares entre outros

Paquimetria: medição da espessura da córnea sendo utilizada para acompanhamento de pacientes com glaucoma, ceratocone, distrofia de Fuchs e edema de córnea.

Gonioscopia: avalia a drenagem do liquído intraocular no acompanhamento do glaucoma para verificar se há risco de entupimento e crise hipertensiva ocular aguda.

Teste de sobrecarga hídrica: medição da pressão intraocular por período de uma hora de forma intervalada para confecção de curva pressórica e observação de picos máximos pressóricos em paciente com glaucoma

Teste de Schirmer: avalia a gravidade do olho seco

Na consulta de rotina é capaz de diagnosticar a maioria das doenças oculares, inclusive aquelas doenças silenciosas que não possuem sintomas.

Por isso a importância de ir ao seu oftalmologista!

Marque já a sua consulta

Convênios

Oferecemos uma ampla rede parceira:

Consultório Dra. Luiza Paulo Filho

Oftalmologista

Consultório Dra. Luiza Paulo Filho

Olá, tudo bem? Preencha seus dados e vamos conversar no whatsapp!